Pedagogia e adoção: O que ensinar e quando ensinar?

Com a adoção não é diferente!

Tudo depende da forma como nós a ensinamos aos nossos filhos, e isso porque é nos primeiros anos de vida que se formam grande parte da personalidade e do caráter.

Se ensinamos que comer doces e refrigerantes é normal, então levarão este hábito para a fase adulta. Se ensinamos que não devem maltratar os animais, carregarão também este valor. E se ensinamos que as famílias são formadas apenas através da gestação, ou escondemos que eles foram gerados nos nossos corações, então este será o conceito que terão como certo ao longo dos seus dias: que filhos são gerados apenas na barriga, e que adoção é algo digno de ser escondido.

É preciso que nós tenhamos consciência do que ensinamos aos nosso filhos, porque ensinamos mais calados do que quando tentamos transferir conhecimento.

Se agirmos com segurança na decisão que tomamos ao adotar, se falarmos sobre o assunto abertamente sem esconder detalhes ou sem evitá-lo, e se estes relatos forem conversados com naturalidade e alegria, então estas serão as verdades que deixaremos como legado: de que eles podem se sentir seguros por terem sido adotados, de que podem falar abertamente sobre o assunto sem medo de se sentirem constrangidos ou rejeitados, e que ser um filho gerado no coração não é motivo nenhum de vergonha.

Sendo assim, tomo a liberdade de parafrasear a frase acima do grande filósofo, trazendo-a para mim mesmo: “Educo com segurança meu filho, para que não sofra no futuro.”

Jenniffer Hirata – Pedagoga, Historiadora, Vice-Diretora de uma escola de ensino fundamental I e Mãe de um bebê lindo de 5 meses, gerado por 6 anos no coração. Email: jenniffermary@hotmail.com

Fonte: http://gravidezinvisivel.com/pedagogia-e-adocao-o-que-ensinar-e-quando-ensinar/

(129) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.