Começa em outubro nova edição do Curso de Preparação à Adoção

Terá início no próximo dia 6 de outubro, às 19 horas, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, a primeira etapa da segunda edição de 2016 do Curso de Preparação para Adoção (CPA). O curso é destinado a pessoas de ambos os sexos, qualquer que seja o estado civil, maiores de 18 anos, e que tenham interesse na adoção.

Neste ano o curso sofreu uma remodelação, aprofundando mais o debate sobre o assunto e trazendo profissionais de diversas áreas. Assim, os variados temas são abordados ao longo de oito encontros. Nesta primeira etapa serão dois dias de atividades: no dia 6 de outubro os participantes recebem orientações sobre os aspectos jurídicos e legais do processo de adoção e no dia 7, também com início às 19 horas, o foco gira em torno da ressignificação da adoção.

Os demais encontros ocorrem com periodicidade média de 15 dias. O CPA é aberto ao público em geral e não é necessária inscrição prévia, porém para casais ou pessoas que desejarem entrar na fila de adoção, a presença em todas as etapas é obrigatória, ou seja, os interessados em iniciar o processo de habilitação para adoção precisam ter 100% de frequência, lembrando que, mesmo para casais, a presença de ambos é obrigatória.

O Curso de Preparação para a Adoção (CPA) tem a finalidade de preparar os candidatos para lidar com os diferentes aspectos que atravessam o processo adotivo. O curso tem como base o Programa de Formação para núcleos de preparação para adoção e apadrinhamento afetivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Além disso, o curso busca abordar possíveis conflitos dos pretendentes, dúvidas e ansiedades quanto ao processo de adoção que podem interferir no vínculo a ser estabelecido com a criança e/ou adolescente.

O curso está sob coordenação da assistente social Adma Freitas e da psicóloga Naura Clívia e no decorrer dos encontros contará com a presença da juíza da Infância Katy Braun, além dos profissionais da psicologia, serviço social, medicina, educação, entre outros, conforme a temática abordada em cada encontro.

Autoria do Texto:Secretaria de Comunicação – imprensa.forum@tjms.jus.br

(70) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.