ONDE ESTÃO? – VÍDEO DE CONSCIENTIZAÇÃO A ADOÇÃO

Campanha “Onde Estão?” do Instituto Hope House provoca reflexão sobre adoção de órfãos

Florianópolis – Com o objetivo de conscientizar e despertar o meio eclesiástico para a questão da orfandade, o Instituto Hope House acaba de lançar a campanha “Onde Estão?”, em parceria com a Cia. Atos de teatro e a igreja Bola de Neve Florianópolis. O vídeo de seis minutos e meio, além de números sobre a violência e abandono de crianças e adolescentes, mostra a dura realidade de três crianças que tiveram suas vidas devastadas e, separadas dos parentes, foram viver orfanatos, onde esperam na lista de adoção por famílias dispostas a ama-los.

” O maior desejo do meu coração é que haja conscientização, principalmente da igreja, do público cristão brasileiro. Queremos promover o debate para que as pessoas conheçam a dura realidade dos órfãos. Embora temos visto o crescimento da igreja no Brasil, a mobilização em relação aos órfãos ainda é pequena, explica Themis Duranti, presidente do Instituto Hope House.

Os números sobre a orfandade são assustadores e não param de crescer. Estima-se que em todo o mundo exista cerca de 153 milhões de órfãos. No Brasil, mais de 20 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos e orfanatos, quais 23% tem alguma deficiência física, e, apenas 8% dos pretendentes aceitam levar para casa alguém com doença grave. O de mais idades também sofrem com a falta de oportunidade, 64% das crianças de abrigos e orfanatos disponíveis para adoção tem mais de 12 anos de idade. Menos de 1% dos pretendentes aceitam adolescentes para adoção. A adoção, principalmente, dos maiores de 12 anos é um verdadeiro desafio.

A campanha surge com a expectativa de ver cair as barreiras da adoção tardia. “O que percebo é que há um preconceito velado, uma ideia cultural de que para adotar uma criança é importante que ela seja ainda bebê, que alguém maior pode dar trabalho e a justificativa é o desejo de participar do desenvolvimento do bebê. Mas há o adolescente que está também se desenvolvendo e que quer atenção, quer ter uma referência. Nosso intuito ao apresentar esse vídeo é despertar esse olhar para os adolescentes. Porque se ninguém os quer, quem são aqueles que servirão de referência para eles?”, questiona Themis.

Assista o Vídeo!

https://www.youtube.com/embed/YjbtYmnAABI?rel=0

(126) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.

%d blogueiros gostam disto: