6º Encontro Mensal – Adoções imPossíveis!

A cada encontro, as reuniões ordinárias do Grupo de Apoio à Adoção – AFAGAS estão se tornando verdadeiros momentos de transbordamento de amor e de reflexão. Na noite desta quinta feira, não foi diferente, uma vez que nos foram apresentados vários depoimentos acerca das adoções ditas “impossíveis”.

Iniciamos a noite apresentando o trabalho da equipe de Sidrolândia no ENAPA 2017 de Fortaleza, convocando a todos para o próximo desafio que será o Enapa Bonito em 2018.

Contamos com a presença da Rayane Lacerda que, surpreendendo vários dos participantes com seu testemunho, apresentou a visão de uma criança adotada aos 10 anos e que deu bastante “trabalho” aos seus pais mas que, com trabalho, amor e persistência por parte de seus pais, tornou-se uma jovem feliz, grata por ter sido adotada e que tem um desejo enorme de transmitir sua experiência feliz para o maior número de pessoas possíveis. Foi um momento que emocionou a todos.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Fernando Moreira, apresentou uma pequena explanação sobre a necessidade de se mudar de perfil. Mudar os conceitos e os desejos acerca das crianças que se deseja adotar, focando especialmente na realidade de que existem mais de 4 mil crianças aguardando por uma adoção e mais de 37 mil pais querendo adotar, mas que, por conta de exigências de cor de pele, idade, sexo, irmãos, etc, essa equação não se soluciona.

Outro momento surpreendente foi o vídeo gravado por um casal de cegos que, superando todas as barreiras, expectativas e preconceitos, tornaram-se pais de um bebezinho que, hoje aos 18 anos, é razão de alegria e satisfação de seus pais. O vídeo pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/jXxufsjE5m4.

Em seguida, tivemos a honra de contar com o a presença virtual de nosso amigo e colaborador do ANGAAD, Paulo Sergio, que, via internet nos presenteou com o seu testemunho como filho adotivo e depois como pai de 11 crianças, sendo 8 adotadas. Sua esposa participou da transmissão, encantando a todos com sua simpatia e alegria com que fala da adoção. O mais gratificante foi saber que todo o seu empenho na causa da adoção, contagiou membros de sua família extensa, assim como, pessoas que convivem com a família do casal, passando eles também a adotar e divulgar essa missão.

Por fim, todos participaram de um pequeno coquetel e trocaram experiências.

Ah.. já ia me esquecendo. Pela primeira vez, contamos com a participação de cuidadoras que, num gesto de amor e doação, cuidaram de nossas crianças que só fazem aumentar dia após dia, iniciando o nosso AFAGUINHAS.

Marque na sua agenda, toda última quinta feira do mês, tem reunião. Vale como curso de preparação a adoção. Ok? Não esqueçam de adquirir nossas camisetas: http://www.afagas.org.br/loja

Até a próxima.

(108) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.