3 Principais passos para o sucesso na adoção – por Heloisa Sampaio

A adoção é um processo tão lindo, onde a doação dos pais aos filhos e dos filhos aos pais é essencial para o desenvolvimento de vínculo. Diferente da gestação biológica, onde o corpo da mãe já está banhado de Oxitocina – o hormônio do amor – que é um importante facilitador de formação vinculo mãe-bebê, a gestação do coração requer construção árdua e diária de vínculos que se dá na medida em que pais e filho vão se aproximando, se conhecendo, se descobrindo, e esse investimento transforma-se em um vinculo capaz de transformar a história de uma família – o amor. Com todas as particularidades envolvidas na formação de vínculo no processo de adoção, existem 3 condições imprescindíveis para seu sucesso.

Aceitação

downloadGerar um filho a partir do coração é sem dúvida um processo mágico, é um investimento de amor, carinho e dedicação por alguém que está por vir. O processo é muito angustiante, pela sua própria natureza e incertezas, mas principalmente pela burocracia que atravessa a espera do tão sonhado filho. Os pais vivenciam um emaranhado de emoções e sentimentos que controlam o “ninho emocional” que receberão seus filhos. Por sua vez, a criança ao chegar à nova família, virá carregando uma bagagem de vida, pequena e importante, que já são influentes em sua psique. A origem do filho do coração tem diferenças importantes entre a gestação do filho biológico, e não é pertinente a nossa saúde psíquica negar esse fato. Negar a história e a origem de um filho, é nega-lo enquanto sujeito. Somos todos fruto da nossa história, de uma pré-história e de todas nossas possibilidades de ser, e isso nada diminui o valor da família formada pelo coração. Como diz Schettini: “Diferente é a história, não o amor. Incomuns são as circunstâncias e não o afeto.”.

Naturalidade

heart_mom-300x300A adoção é uma parte marcante e decisiva na vida de uma família formada através da adoção. É um marco que faz um sujeito filho e outro pai, mãe, avôs, tios, primos (…) e isso repercute e direciona toda a história da família. Aceitá-la como um momento decisivo na vida do sujeito é o primeiro importantíssimo passo para poder lidar com naturalidade, que: “Sim, meu filho/neto/sobrinho João foi adotado”, e graças a isso, hoje ele é parte de nossa família e nós somos a família dele. Os pais estarem confiantes de que seu afeto e amor poderá auxiliar seu filho em sua adaptação e em todas as dificuldades, medos e curiosidades que está por vir, lhe dará segurança e a o sentimento de pertencimento, independente de suas origens. Esse respeito é o alimento que fortalecerá o vínculo familiar.

Respeito a História

images-2“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me contou que somos feitos de histórias”. (Eduardo Galeano). Todo sujeito é constituído por história, e ela inicia antes mesmo de seu nascimento. Quando uma família sonha com um filho e o planeja, a sua história já começa a ser escrita. Ele já tem nome, uma família. Ao chegar a seu lar, a criança irá continuar a escrever essa história, que certamente será influenciada pela pequena bagagem de escritos já existentes, como também pelo “ninho psíquico” construído pelos seus pais. As direções possíveis desse enredo serão inúmeras e desta forma, igualmente como um livro, o segundo capítulo, apesar de ser uma continuação do primeiro, é sempre um mistério. Novos personagens – a família – serão integrados a história da criança e terão papel fundamental no desenrolar desta aventura. Nesta história a família será o principal porto seguro do protagonista, que irá se aventurar pela vida com a certeza de que o amor é um afeto e não sangue. Este livro irá conter uma história jamais escrita, a formação de um sujeito novo diferente de qualquer um já existente – ele é único.

2729bf50c2ecd562feb680436e3a1ffb-bpfullHeloísa Sampaio
Psicóloga CRP 05/49813

hsampaio.psicologia@gmail.com

3 Principais passos para o sucesso na adoção – por Heloisa Sampaio

(54) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.