A sonhada certidão de nascimento!

 Na semana passada recebemos a certidão de nascimento correta da nossa segunda filha.

Eu digo “correta” por que aquela anterior, que continha o nome da genitora no campo mãe, e na qual o sobrenome da nossa filha estava errado, para nós foi apenas um documento provisório que ela utilizou nos 13 anos que precisou esperar para encontrar seus pais verdadeiros, que somos nós.

Agora sim, tudo certo, nome novo, sobrenome igual ao da irmã, registrados os nomes da mãe, pai e avós verdadeiros em sua certidão de nascimento, podemos fazer o CPF, RG e todos os demais documentos da nossa menina, o nome da lista de chamada da escola será corrigido e nossa filha tem a garantia de todos os seus direitos.

Para os filhos que são adotados pelos seus genitores, ou seja, aquelas crianças que nascem de seus pais verdadeiros, tendo deles todo o amor e proteção que uma criança necessita, a importância da certidão de nascimento passa despercebida, já que eles nunca precisarão “concertá-la”, mas para nossos filhos que nasceram e muitas vezes cresceram longe de nós, que precisaram enfrentar muito sofrimento e longos processos judiciais para estar com suas famílias, a chegada da certidão de nascimento correta é um momento de muita alegria e emoção.

Fazem 11 meses que a nossa filha chegou definitivamente em nossa casa, de onde só sairá quando for adulta e capaz de viver e se cuidar sozinha. Durante esses 11 meses, percebíamos a tristeza e o constrangimento em seu olhar todas as vezes que era preciso utilizar sua certidão de nascimento antiga, que por sinal estava toda rasgada e estragada.

Quando íamos ao médico ou mesmo na chamada da escola em que seu nome era pronunciado com o sobrenome anterior, ela se entristecia e em nós aumentava a angústia em querer resolver tudo logo. Sabíamos que esse documento seria a oficialização de uma certeza que nós já tínhamos em nossos corações e também em nosso dia a dia… a Lívia Emanuelly é nossa filha e ponto, tanto quanto a Ana Vitória, que também precisou ter a sua certidão de nascimento “corrigida”.

Ela vai ficar brava com essa foto!
Ela vai ficar brava com essa foto!

Quando nossa filha viu sua certidão, seus olhos brilharam, ela pulava e gritava de alegria e queria dormir com a certidão em baixo do travesseiro para ter certeza que é real.

Nossa comarca tem uma equipe incrível e por isso nossos processos de adoção foram relativamente rápidos, somos muito gratos a toda a equipe pelo apoio.

Infelizmente em grande parte do nosso país, pais e filhos passam anos vivendo a angústia da espera pela conclusão dos seus processos, o que causa sofrimento principalmente para as crianças. Esperamos que com as mudanças que estão sendo estudadas para os processos de adoção, essa espera realmente seja menor e que as famílias que ainda aguardam possam sentir o quanto antes a alegria que estamos sentindo agora.

Mailise Rocha

NOTA DO EDITOR:  A equipe AFAGAS fica extramente feliz em poder participar de momentos como esses e de histórias como essas. Não existe nada mais gratificante dentro de nosso trabalho. Queremos dizer que aqui se encerra uma etapa e começa uma nova vida… uma nova história… um novo começo. Sejam felizes!

(220) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.