XXII Enapa é finalizado com anúncio da próxima edição em Bonito

A comarca de Bonito sediará o XXIII Enapa – Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, de 31 de maio a 2 de junho de 2018 e o anúncio oficial foi feito na edição 2017 do Enapa, realizada nos dias 15, 16 e 17 de junho, em Fortaleza (CE). O Grupo de Apoio à Adoção Afagas (Sidrolândia) e demais grupos de adoção de MS organizarão uma festa repleta de amor e isso significa muito trabalho.

Com o apoio do Tribunal de Justiça de MS e o slogan Adotar é + que Bonito, a programação do evento – que promete ser inesquecível – está adiantada. No link www.tjms.jus.br/enapa2018 já é possível conhecer um pouco do que será realizado.

Este ano, o Enapa de Forteleza propôs-se a reunir 600 participantes, entre magistrados, servidores da justiça, das áreas da Saúde e Educação, grupos nacionais de apoio à adoção, conselhos tutelares, estudantes de psicologia, serviço social, direito, pedagogia, além de pessoas interessadas em debater e fortalecer as ações em beneficio da adoção e muitos represenates de MS estiveram presentes.

Entre os juízes estavam Alessandro Leite Pereira (Bataguassu), Paulinne Simões de Souza (Bonito), Fernando Moreira Freitas da Silva (Sidrolândia) e Deni Dalla Riva (Camapuã) – os dois últimos tendo participação mais efetiva: o primeiro como palestrante de abertura e o segundo como debatedor da palestra “Programa de Acolhimento Familiar”.

Fernando Moreira abordou o sonho de se ter uma família tanto na ótica dos pretendentes à adoção quanto das crianças e adolescentes disponíveis, os entraves encontrados para um processo de adoção célere, as expectativas dos habilitados à adoção em relação ao perfil das crianças e adolescentes, da experiência e da necessidade de alteração das regras da adoção no país.

Deni ressaltou questões como acolhimento familiar de crianças vitimizadas, colocação em família extensa/ampliada, adoção, prevenção ao abandono, todos segmentos de atuação da rede de proteção para alcançar um objetivo maior: permitir que crianças vivam em família, direito constitucionalmente garantido – temáticas que se entrelaçam e se completam, e devem ser compreendidas como partes de um todo.

O Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Enapa) é um evento consagrado e muito esperado no calendário da infância e juventude por mostrar diferentes visões e levar reflexões sobre a causa da adoção. Em junho de 2010, Campo Grande sediou a 15ª edição do Enapa.

Fonte: http://www.tjms.jus.br

(158) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.