Programação do XXIII ENAPA – Adotar é mais que Bonito!

O Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ENAPA reúne todos os anos, desde 1996, os membros dos grupos de apoio à adoção do Brasil, juízes, promotores de justiça, psicólogos, assistentes sociais, advogados, pais e filhos por adoção, pessoas voluntárias das ONGs, estudantes e público em geral, para trocar experiências sobre a adoção e fortalecer as ações em seu benefício.

 

PROGRAMAÇÃO DO XXIII ENAPA

DIA 15/11/2018 – QUINTA-FEIRA

08:00 às 17:00 – Workshop da ANGAAD – Reservado aos coordenadores dos Grupos de Apoio à Adoção – Local: CÂMARA MUNICIPAL DE BONITO
18:00 – Credenciamento para o ENAPA – Local: Centro de Convenções de Bonito
19:00 – Abertura – Auditório Guaicurus
20:00 – Palestra de Abertura: “Não Abandone os Seus Filhos!” com Aly Baddauhy Jr.

Aly Baddauhy Jr.

Aly Baddauhy Junior é professor, coach e palestrante. Estuda o comportamento humano. Faz parte do time de treinadores da Sem Mais Desculpas, empresa referência em treinamento comportamental no Brasil. Formação acadêmica em Coach Integrativo Sistêmico e Coach Quântico Sistêmico.

Apresentação: Ana Maria Medeiros – Vice-Presidente do IBDFAM/MS.

21:00 – Jantar de Acolhida – Espaço Guató (incluso no valor da inscrição)

Almir Sater

22:00 – SHOW COM ALMIR SATER

 

DIA 16/11/2018 – SEXTA-FEIRA

08:00 – Abertura – Auditório Guaicurus

08:00 – Palestra 02: “Adotar é mais que Bonito!” com Luiz Schettini Filho

Luiz Schettini Filho

 

Luiz Schettini Filho é psicólogo, filósofo e teólogo. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos há 40 anos. Supervisor de formação de psicólogos clínicos.  Professor universitário. Conferencista na área de Educação, Relações Familiares, Relações Interpessoais e Adoção, no país e no exterior. Autor de 23 livros.

Mediador: Alessandro Leite. Juiz de Direito do TJ-MS.

08:40 – Debates, encerramento e composição da nova mesa.

09:00 – Palestra 03: “Direitos Humanos Fundamentais de Crianças e Adolescentes”.

Tema 01: Existe parto anônimo? com Elza Boiteux

Elza Boiteux

Elza Antonia Pereira Cunha Boiteux é professora da USPLivre-docente e doutora em Direito pela USP. Mestre em Direito pela UFSC. Possui aperfeiçoamento na Área de Linguagem e Teoria do Discurso pela Unicamp. Especialista e graduada em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Orientadora dos programas de mestrado e doutorado da USP. Professora em cursos no Brasil e no exterior.

Tema 02: Atitudes adotivas e a situação das crianças refugiadas venezuelanas com Irineia Senise

Irineia Senise

Irineia Maria Braz Pereira Senise é advogada e professora. Doutora, Mestre e Graduada em Direito pela USP. Especialista em Direito Internacional Público pela Universidade de Paris. Pesquisadora no Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Londres. Formação em Direito Internacional Público pela Academia de Direito Internacional de Haia (Holanda) e Direito Europeu pela Universidade de Camerino (Itália).

Mediador: Maurício Cléber Miglioranzi. Juiz de Direito do TJ-MS.

10:00 – Debates e encerramento.

10:20 – Intervalo – Coffee break (incluso no valor da inscrição)

10:50 – Animação

11:00 – Palestra 04: “Repensando os papéis da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública no processo de adoção” com  Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, Sávio Bittencourt e Gustavo Henrique Pinheiro Silva.

Sérgio Luiz de Souza

Sérgio Luiz Ribeiro de Souza é Juiz de Direito do TJ-RJ e professor. Presidente do Fórum Nacional da Justiça Protetiva – Fonajup. Professor da Escola de Administração Judiciária e da Escola da Magistratura do Estado de Rio de Janeiro. Autor de obras jurídicas. Vencedor do Prêmio Inovare, 2015, com o Projeto “Apadrinhar: Amar e Agir para Realizar Sonhos”.

Sávio Bittencourt

Sávio Bittencourt é Procurador de Justiça do MP-RJ e professor. Doutor em Geografia (UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra. Graduado em Direito pela UFF. Professor da FGV, da Escola Superior da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Fundador do GAA Quintal da Casa de Ana – Niterói. Ex-presidente da Angaad.

Gustavo Pinheiro

Gustavo Henrique Pinheiro Silva é Defensor Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuou por 04 anos na 2ª Vara de Sidrolândia, atuando tanto na seara protetiva, quanto infracional. Pai do Lucas e da Laura.

Mediadora: Janeli Basso. Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Mato Grosso do Sul.

12:30 – Debates e encerramento 

12:50 – Intervalo para almoço: Espaço Guató (incluso no valor da inscrição)

14:20 – Palestra 05: “Lei 13.509/2017 e o Novo Cadastro Nacional de Adoção” com Paulo LéporeSandra Silvestre.

Tema 01 – As inovações da Lei 13.509/2017 e a sua efetividade

Paulo Lépore

Paulo Lépore é professor, doutrinador e advogado. Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra.  Mestre em Direitos Coletivos e Função Social do Direito pela Universidade de Ribeirão Preto. Professor de ECA e Direito Constitucional. Autor de diversas obras jurídicas.

Tema 02 – Cadastro de Adoção.

Sandra Silvestre

Sandra Silvestre é Juíza de Direito do TJ-RO e atualmente Juíza-auxiliar da Corregedoria do CNJ. Doutoranda em Relações Internacionais pela UFRGS. Professora da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Mestre em Relações Internacionais para a América do Sul, com área de concentração em Direitos Humanos, pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos.  Foi Juíza Internacional das Nações Unidas no Timor Leste.

Mediadores: Patrícia Cozzolino. Defensora Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e Eguiliell Ricardo da Silva. Juiz de Direito do TJ-MS.

15:20 – Debates, encerramento e composição da nova mesa

15:40 – Palestra 06:  Adoção Nacional e Internacional com Leila Dutra Paiva e Maria Cristina de Cicco

Tema 01 – “Critérios para a Reintegração, Destituição e Adoção: é possível uma tomada de decisão objetiva?”

Leila Dutra Paiva

Leila Dutra de Paiva é psicóloga, professora e escritora. Mestre em Psicologia Clínica (USP). Especialista em Terapia Familiar e de Casal (PUC-SP). Psicóloga judiciária do TJ-SP. Professora, Supervisora e Orientadora de Pesquisas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora-convidada no Curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casal (PUC-SP). Possui atuação em psicologia clínica e psicologia jurídica.

Tema 02 – Adoção “mite” no Direito Italiano e Europeu.

Maria Cristina De Cicco

Maria Cristina De Cicco é professora associada de Direito Privado na Faculdade de Direito da Universidade de Camerino (Itália). Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP e pela Universidade de Camerino. Doutora em Direito Civil pela Universidade de Camerino. Professora visitante na UERJ, na UNIFOR, na Università del Molise e na Università del Sannio (Itália). É coordenadora da Unidade de Estudos sobre Direitos Humanos da Universidade de Camerino, onde também é responsável pela Cátedra da Unesco. Autora, tradutora, conferencista e palestrante.

Mediadora: Silvana do Monte Moreira. Advogada.

16:50 – Debates e encerramento

17:10 – Intervalo – Coffee break (incluso no valor da inscrição)

17:40 – Palestra 07: “Atendendo às necessidades da criança vítima de traumas por meio de uma abordagem baseada nos vínculos” com Mark Coté.

Mark Coté

Mark Jacob Coté é Doutor em Liderança, pesquisador na área de Família e Plenitude. É diretor da Kids Alive International, coordenador da equipe do Peru. É instrutor habilitado pelo Instituto Karyn Purvis – Texas Cristian University para a abordagem Trust-Based Relationship Intervention.

Tradução simultânea: Sara VargasPresidente da ANGAAD.
Mediador: Giuliano Máximo. Juiz de Direito do TJ-MS.

18:40 – Debates

19:00 – Encerramento do dia – Noite livre

DIA 17/11/2018 – SÁBADO

08:00 – Palestra 08: “Adoção e Questões Polêmicas”

 Tema 01: Adoção indígena e seus desafios com Katy Braun do Prado

Katy Braun do Prado

Katy Braun do Prado é Juíza de Direito do TJ-MS. Coordenadora da Infância e Juventude do TJ/MS. Especialista em Direito e Antropologia Filosófica pela Uniderp. Especialista em Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Tema 02: Os filhos e os transtornos psiquiátricos com Rodrigo Abdo

Rodrigo Abdo

Rodrigo Abdo é médico psiquiatra e professor. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Psiquiatra Forense. Professor do Instituto Sapiens de pós-graduação em psicologia.

Tema 03: “Avanços e retrocessos em matéria de adoção” com Fernando Moreira

Fernando Moreira

Fernando Moreira Freitas da Silva é Juiz de Direito do TJ-MS. Doutorando em Direito pela USP. Mestre em Direito Negocial pela UEL. Especialista em Controle de Constitucionalidade e Direitos Fundamentais pela PUC/RJ. Especialista em Direito Empresarial pela UFMT. Especialista em Gestão Pública pela UNIC. Vice-presidente da Comissão Nacional de Adoção do IBDFAM. Professor de ECA da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul.

Mediadora: Eliana Bayer Knopman. Psicóloga do TJ-RJ.

09:30 – Debates e encerramento.

10:00 – Intervalo – Coffee break (incluso no valor da inscrição)

10:30 – Palestra 09: “Expansão, Impacto e Sustentabilidade dos Grupos de Apoio à Adoção no Brasil” com Sara Vargas. Participação de Fabiana Gadelha.

Fabiana Gadelha

Fabiana Gadelha é advogada. Especialista em Direito Público e Gestão Executiva Ambiental. Diretora de Programa da Secretaria Nacional da Cidadania e nomeada representante de colegiados temáticos do Ministério dos Direitos Humanos. Professora universitária, assessora parlamentar do Senado Federal, Diretora e Secretária Substituta da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos.

Sara Vargas

Sara Vargas é Presidente da Angaad. Graduada em Direito (UFU). Especialista em Terapia Sócio-construtivista e Psicodramaticista de Famílias e Casais (PUC-GO). Personal Coach, Professional e Positive Life Coach e Executive Coach. Fundadora e coordenadora executiva do GAA Pontes de Amor. Membro da Christian Alliance for Orphans. Coordenadora brasileira do Orphan Sunday. Escritora. Palestrante.

Mediadora: Mara Lucia Silva Dourado. Promotora de Justiça de Araxá-MG.

11:15 – Debates, encerramento e composição da nova mesa

11:35 – Roda de Tereré: “Adoção e a ciranda da vida: as experiências com filhos adotivos” Entrevistador: Diógenes Duarte (AFAGAS) com a presença dos entrevistados: Halia Pauliv, Ingrid Mendes, Jussara Tuma, Maria Bárbara Toledo, Soraya Pereira, Suzana Schettini.

 

Diógenes Duarte

Entrevistador: Diógenes Ferracini Duarte é presidente do GAA Afagas/Sidrolândia. Analista Judiciário do TJ/MS, lotado na 2ª Vara de Sidrolândia. Graduando em Psicologia, Direito e Gestão Pública. Jornalista. Mestre de Cerimônia. Membro da Diretoria da Angaad. Criador de diversos personagens em eventos sobre adoção, destacando-se Marilu (Maria Lucrécia); Dom Quixote; Palhaço; Homem de Lata etc.

Halia Pauliv

Halia Pauliv de Souza é professora de Biologia e escritora. Palestrante em diversos cursos pelo Brasil, abordando temas como Adoção, Educação e Sexualidade. Possui diversas obras publicadas sobre esses assuntos.

Ingrid Ewert Quagliato

Ingrid Ewert Quagliato Mendes é mobilizadora social em comunidades carentes na região metropolitana de Curitiba-PR e acadêmica do 4º ano do Curso de Pedagogia. É líder no treinamento de jovens voluntários e aconselhamento de grupos de casais. É co-fundadora e presidente do grupo CHESED – Pais por Adoção e mãe de 8 filhos.

Jussara Tuma

Jussara Tuma é Analista Jurídico do MP/MG. Graduada em Direito pela Universidade de Uberaba. Membro do GRAAU – Grupo de Apoio à Adoção em Uberaba/MG. Membro da Diretoria da Angaad. Mãe do Dudu.

Maria Bárbara Toledo

Maria Bárbara Toledo é tabeliã de Duque de Caxias/RJ e professora universitária. Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Direito Especial da Criança e do Adolescente (UERJ). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Dom André Arcoverde. Especialista em Direito Notarial (PUC-MG). Fundadora do GAA Quintal da Casa de Ana. Ex-presidente da Angaad. Diretora de Relações Institucionais da Angaad.

Soraya Pereira

Soraya Pereira é psicóloga. É psicodramaticista, especialista em crianças e adolescentes. Presidente do GAA Aconchego-DF. Pós-graduada em Recursos Humanos. Consultora técnica em processo de acolhimento institucional, adoção e projetos sociais.

Suzana Schettini

Suzana Schettini é psicóloga. Mestre em psicologia clínica. Especialista em adoção. Professora em cursos de graduação e pós-graduação. Escritora. Palestrante. Ex-presidente da Angaad. Membro do GEAD Recife e Membro da Diretoria da Angaad.

12:35 – Apresentação da cidade-sede do próximo ENAPA

12:55 – Almoço de Encerramento (incluso no valor da inscrição)

 

DIA 17/11/2018 – SÁBADO À NOITE

20:00 – JANTAR PANTANEIRO COM MÚSICA AO VIVO (por adesão)
Valores: R$ 120,00 (adultos*) e  R$ 80,00 (de 06 a 18 anos*)
** bebidas não estão inclusas

Imagem ilustrativa
APOIO

(1700) pessoas leram esse texto.

Diogenes Duarte

Jornalista - DRT 986/MS - Servidor do Poder Judiciário do MS - Membro do Grupo AFAGAS.